Tire suas dúvidas sobre a profissão de Psicanalista clínico.



Psiquiatra é o Médico. Formado em Medicina, com especialização em Psiquiatria. É ele quem faz o diagnóstico do paciente e prescreve a medicação se necessário.

Psicólogo é o Terapeuta formado na faculdade no curso de Psicologia. Na terapia ele vai ajudar a analisar principalmente de acordo com o consciente do paciente.

Psicanalista é o Terapeuta que fez Formação de Psicanálise. A base de estudo é feita através das teorias de Sigmund Freud (1856 – 1939), Jacques Lacan (1901 – 1981), Carl Yung (1875 – 1961),... Na terapia ele vai ajudar a analisar principalmente de acordo com o inconsciente do paciente.

Existem também os Terapeutas holísticos. Algumas técnicas utilizadas são: transpessoal, do-in, shiatsu, yoga, acupuntura, tai-chi-chuan, florais, reiki, massagem bioenergética, entre outras.

A terapia realizada em consultório apoia o paciente a buscar seu autoconhecimento, entender muitas situações que sozinho não consegue, a entender melhor as pessoas ao redor, analisar a vida e os acontecimentos sob outros pontos de vista. Também pode investigar sua vida desde a infância e consequentemente ajudar a entender muitas reações, a agir de forma diferente, aceitar o que parece inaceitável, amenizar, enfrentar e até tratar medos, fobias, culpas, traumas, transtornos de ansiedade, doenças como depressão e muitos outros. Mesmo que a Psicanálise não seja reconhecida como Graduação pelo MEC, por interesse de seus próprios representantes, ela é reconhecida como Ocupação em todo o país através do CBO: 2515-50, E seus profissionais recebem formação rígida de escolas específicas na área, sendo registrados em associações e sindicatos respectivos.

 

DAIANE BRANG

CBO 2515-50

Membro da ABRAFP 2186180 durante 3 anos

Membro da ANPC sob n°: PC 06355 durante 2 anos e

Atualmente Membro Pleno da ONP sob N° 2654720